sábado, 6 de setembro de 2014

Desafio da Maquiagem e Padrão de Beleza

Nestas ultimas semanas este desafio vem ganhando sucesso nas redes sociais, então não podia deixar de comenta-lo aqui com vocês por um motivo óbvio, ele pode ser usado na luta contra a opressão, desafios como este atraem e até mesmo conscientizam muitas pessoas porem também geram comentários homofóbicos constantemente, no entanto ele vai um pouco além de quebrar o padrão de beleza. Acredito que nenhuma garota precisa usar maquiagem, assim como nenhuma precisa ser bonita segundo os padrões de beleza. Se sentir bonitx (e ser quem você quer ser) quando quer é muito mais importante do que qualquer imposição ou moralismo.

A linguagem publicitária criou paradigmas estéticos nas últimas décadas que gradualmente influenciaram profundamente a cultura ocidental. Além dos anúncios, sempre estrelados por modelos perfeitas e super produzidas, outras mídias de comunicação, como a dramaturgia televisiva e cinematográfica, apenas vêm reforçando ao longo dos anos a formatação desse exterior impecável.

Pensando nos males de ordem social e psicológica que muitos indivíduos — principalmente mulheres — vêm sofrendo por não se encaixarem nos padrões de beleza da atualidade, a escritora britânica Robin Rice decidiu iniciar uma campanha questionando o quão importante a estética tornou-se em nossa atual sociedade.

O projeto chamado de #StopTheBeautyMadness (“#ParemComALoucuraDaBeleza”, em tradução livre) consiste em uma série de anúncios com mensagens de impacto, que buscam levar as pessoas a refletirem sobre seus conceitos acerca da aparência e sobre os padrões inatingíveis.

“Chega de padrões impossíveis. Chega de ‘imagem’ ideal’”, diz a introdução que descreve a iniciativa, em seu site oficial. “Acima de tudo, chega da sensação de NÃO É O BASTANTE quando se trata de sua própria beleza”.

A escritora disse o objetivo do projeto é “fazer com que as mulheres enxerguem o que acontece em suas próprias mentes, assim como o que acontece quando pensamos e julgamos os outros, baseando-nos apenas na aparência”. Para a britânica, a busca doentia pela perfeição é na verdade o encobrimento de feridas relacionadas ao caráter, personalidade e ao sentir de não ser bom o bastante.


Em um espírito semelhante, uma corrente que vem repercutido entre as brasileiras nas redes sociais nos último dias, o “desafio da cara limpa” ou “desafio sem maquiagem”.  Na “brincadeira”, as mulheres publicam fotografias em que estejam com o rosto sem maquiagem e sem filtros fotográficos, desafiando outras amigas a fazerem o mesmo.

E os homem?

Pois bem não demorou muito para surgir uma versão oposta do "desafio", não a muito tempo homens passarão a desafiar o padrão de beleza masculino e também a esteriótipos do tipo "Maquiagem é coisa de mulherzinha" e dizer "Meu caro eu uso o que eu quiser!", e assim ao contrário das mulheres sem maquiagem homens e até mesmo famosos e ativistas passarão a tirar fotos com maquiagem e postar nas redes sociais e assim atraindo mais homens para brincadeira em busca de quebrar diversos padrões de beleza impostos.

Por: Aline Ashley

Como não temos autorização de usar a foto de ninguém vou ilustrar este post com a imagem do ET porque quem disse que Alienígenas não podem usar Maquiagem?


0 comentários:

Postar um comentário