terça-feira, 22 de julho de 2014

Porque existem escolas?

Na antiga Atenas não haviam escolas as primeiras academias de Platão eram espaços de reflexão,debates discussão e experimentação livre, a instrução obrigatória era exigida apenas para escravos.

Por outro lado a educação em Sparta era mais perecida como uma instrução militar, o estado se livrava daqueles que não alcançavam determinados objetivos, existiam muitos castigos e o ensino através da dor e do sofrimento.



A escola como a conhecemos hoje nasceu no fim do século 18 e no inicio do século 10 de Prusia com o objetivo de impedir que as revoluções ocorridas na França os monarcas incluirão no sistema de ensino alguns princípios do iluminismo para satisfazer o povo mas mantendo o regime absolutista, a escola prusiana se baseava na forte divisão de classes, e casas sua estrutura herdada do modelo spartano era extremamente hierárquica e aumentava a disciplina a obediência cega e o regime autoritário. As noticias sobre o modelo de sistema escolar de doutrinação criado na prusia correu rápido em poucos anos educadores das Américas e da Europa visitaram a prusia para se capacitar no novo modelo, com o tempo ele de expandiu internacionalmente muitos países importaram a escola moderna usando o discurso da “educação para todos” levando a bandeira da igualdade exatamente quando a própria essência do sistema necessita da exploração e desigualdade do despotismo buscando perpetuar modelos elitistas e a divisão de classes desta forma a escola nasce no mundo positivista regido por uma economia industrial portanto buscando os melhores resultados com os menor esforço e investimento possível aplicando formas cientificas e leis gerais.

A escola era a resposta ideal a necessidade dos trabalhadores os mesmo empresários industriais (Andrew Carnegie) do século 19 (JP Morgan) foram quem financiaram a (John Rockefeller) a escolarização obrigatória através de sua fundações (Investimentos financeiros) o modelo de escola atual se completo com o avanço das pesquisas sobre o controle das massas e até mesmo teorias de superioridade racial, não é de se notar que os primeiros estados com o sistema prussiano foram com o passar das gerações focos de xenofobia e nacionalismo extremo.

Alemanha Nazista também utilizava modelos da escola prussiana

O modelo de produção industrial e linha de montagem era perfeito para escola a educação de uma criança, pré-adolescente ou adolescente era comparada a mono fatura de um produto portanto requeria um série de passos determinados em uma ordem especifica separando as crianças e adolescentes por gerações e graus escolares, cada uma dessas etapas trabalha com determinados elementos conteúdo que “assegurariam” o sucesso pensados minuciosamente por um especialista nesta “linha de montagem” uma pessoa estaria a cabo de um pequena parte do processo o suficiente tanto para conhecer o mecanismo na sua totalidade nem as pessoas em profundidade progredindo por ano, por matéria cade 30 a 40 alunos chegando ao ponto do processo se finalize sendo meramente mecânico, esse sistema de linha de montagem foi aplicado tanto na industria, na escola quanto no exercito de diferentes países e culturas do ocidente e também fora dele anos mais tarde.

Durante os últimos séculos fomos construindo nossas escolas de um forma muito parecida com as prisões e fábricas priorizando co comprimento de regras e controle social, a escola foi pensada para forma cidadãos obedientes, consumistas e eficientes pouco a pouco as pessoas acabam de convertendo em números, qualificações e estatísticas as exigências e opressões desse sistema acabam desumanizando a todos porque vão alem do diretores, professores, coordenadores e inspetores escolares.

A realidade é que a essência da escola prussiana esta impressa na estrutura da nossa escola atual o exames padronizados a divisão de idades, as aulas obrigatórias os currículos desvinculados da realidades um sistema de qualificações sobre os professores e as crianças, o sistema de prêmios e castigos os horários restritos, a separação da comunidade e a estrutura vertical, hierárquica tudo isso continua fazendo parte das escolas do século 21.



A escola não é sinônimo de educação a escola pode ser um velho mapa da sabedoria mas a educação é o território aonde todo o aprendizado acontece ( e isto pode acontecer em qualquer lugar) O que é uma boa educação? conseguir que um maior numero de crianças alcancem um padrão de qualidade? que acumulem conhecimentos e ferramentas que não lhes interessa para ultrapassar barreiras que os outros o impõem? Não era o objetivo da educação alcançar um boa sociedade de vida mas igualitária, justa e fraterna? Tudo que sabemos sobre a educação toda nossa forma de entender a escola, tudo que disseram que temos que aprender na vida e que devemos ensinar a nossos filhos, e se tudo estiver errado nos dias atuais?

Achei que não teria melhor coisa do que a musica "Another Brick in the wall" do Pink Floyd para ilustrar este textos. 



Por: Vinícius Morgado

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