segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Emma Watson for gender equality


Emma Watson, atriz que interpretou Hermione nos filmes da série Harry Potter, discursou na ONU sobre feminismo e assuntos diversos. Segue trecho traduzido:
"Quanto mais falo sobre feminismo, mais percebo o quanto a palavra é identificada como ódio aos homens. Tenho a certeza de que isso precisa parar.

Homens, gostaria de usar esta oportunidade para lhes fazer um convite formal: a igualdade de gênero também é um assunto seu.
Ainda hoje, vejo que o papel do meu pai na família é desvalorizado pela sociedade, embora eu precisasse tanto da presença dele quando criança quanto precisei da minha mãe.
Tenho visto homens jovens sofrendo com doenças psiquiátricas, mas incapazes de pedir ajuda pelo medo de que isso os faria parecer menos "machos" - e de fato, o suicídio é a causa mais comum da morte de homens entre 20 e 49 anos no Reino Unido. Tenho visto homens frágeis e inseguros por conta de um senso distorcido sobre o que constitui o sucesso masculino. Os homens também não desfrutam dos benefícios que a igualdade traria.
Nós não falamos muito sobre homens aprisionados por estereótipos de gênero, mas posso ver que assim eles estão e que, assim que eles se libertarem disso, as coisas mudarão para as mulheres como naturalmente. Quando os homens não forem obrigados a controlar, as mulheres deixarão de ser controladas.
Homens e mulheres deveriam sentir-se bem em ser sensíveis. Homens e mulheres deveriam sentir-se livres para serem fortes. Chegou o tempo em que precisamos parar de entender os gêneros num espectro que opõe dois conjuntos de ideais.
Se nós pararmos de definir uns aos outros pelo que não somos, e começarmos a nos definir pelo que somos, seremos todos mais livres."
(Tradução de Pedro Menezes)

Vídeo com Legendas em Português;

0 comentários:

Postar um comentário