quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Carta de uma anarquista sobre amor, escrito em 1928

Buenos Aires, 3 de dezembro de 1928. Ao camarada E.Armand.

Querido camarada:

"A razão para isto é basicamente uma referência. Temos de agir em todos os momentos da vida, de acordo com a nossa maneira de ver e pensar, de modo que censura ou crítica de outras pessoas ao encontrar o nos encontrar protegidos pelos conceitos saudáveis ​​de responsabilidade, liberdade e individualidade em um parede sólida que faz com que esses ataques falhem. Então, temos de ser coerentes com as nossas ideias.

O meu caso, camarada, pertence à ordem amorosa. Sou um jovem estudante que acredita em uma nova vida. Eu acredito que, graças à nossa ação livre, individual ou coletivamente, podemos chegar a um futuro de amor, fraternidade e igualdade. Desejo a todos o que eu quero para mim: a liberdade de agir, de amar, de pensar. Ou seja, desejo a anarquia para toda a humanidade. Acho que devemos pratica-la para alcançar a revolução social. Mas eu também sou da opinião de que, para chegar a essa revolução é necessário estar livre de todos os preconceitos, convenções, códigos morais e falsidades absurdas. E esperando a grande revolução eclode, devemos cumprir esse trabalho em todas as ações e esferas de nossa existência. Para tal revolução vir, além disso, não deve se contentar em esperar, mas também praticar a anarquia em nossa ação diária e vida cotidiana é necessária. Sempre que possível, interpretar a perspectiva anarquista e, consequentemente, humana.

No amor, por exemplo, vai aguardar a revolução. E vamos juntar livremente, sem considerar os preconceitos, as barreiras, as inúmeras mentiras que se opõem a nós como obstáculos. Eu conheci um homem, um companheiro de ideias. De acordo com o direito burguês, ele é "casado". Juntou-se uma mulher seguindo circunstâncias infantis sem amor. Naquela época, eu não sabia de suas ideias. No entanto, ele vivia com a mulher há vários anos e com ela tive filhos. Viver ao lado dela, não experimentar a satisfação que teria sido com a pessoa amada. A vida tornou-se irritante, a única coisa que unia os dois seres eram as crianças. Ainda adolescente, o homem observa as nossas ideias e criou nele uma consciência. Tornou-se um ativista corajoso. Consagrado com ardor e inteligência para propaganda. Todo o seu amor não é dirigida a uma pessoa que oferece ao seu ideal. Em casa, enquanto isso, a vida continua com sua monotonia, alterada apenas pela alegria de seus filhos pequenos. Aconteceu que as circunstâncias se encontraram em primeiro lugar como companheiros de ideias. Nós conversamos, tem que saber e simpatizar. Assim nasceu o nosso amor. Nós pensamos no início que seria impossível. Ele, que tinha amado só em sonhos, e que fez a minha entrada em sua vida. Cada um continuou a viver com a dúvida e amor. O destino, e o amor e fez o resto. Nós abrimos nossos corações e nosso amor e felicidade começou a cantar a sua canção no meio da luta e do ideal, o que lhes deu ainda mais força. E os nossos olhos, nossos lábios, nossos corações foram expressos na magia de um primeiro beijo. Nós idealizamos o amor, mas levando-o para a realidade. O amor livre, que não conhece barreiras ou obstáculos. Essa força criativa que leva dois seres de uma felicidade incansável.

Será que o universo não pode se tornar um refúgio quando duas pessoas que se amam? 


Além disso, sua esposa, apesar de sua relativa simpatia e conhecimento sobre às nossas ideias. Ultimamente ela deu provas de desprezo pela assassinos ordem burguesa, quando a polícia começou a perseguir o meu amigo. Foi assim que a esposa do meu parceiro e eu nos tornamos amigos. Ela não ignora tudo o que representa para mim o homem que viveu ao seu lado. O sentimento de amor fraternal que existia entre eles permitiram-lhe confiar nela. Além disso, deu-lhe liberdade para agir como quisesse, como convém a qualquer anarquista consciente. Até agora, de fato, tivemos uma verdadeira novela. Nosso amor cada vez mais intensificada. Nós não podemos viver completamente em comum dada a situação política do meu amigo e o fato de que eu tenho que terminar meus estudos. Estamos muito frequentemente em vários lugares. Não é esta a melhor forma de sublimar o amor longe das preocupações da vida doméstica? Embora eu tenho certeza que quando há verdadeiro amor, o mais bonito é viver juntos.

Isso é o que eu queria explicar. Mas aqui está alguns juízes foram erguidas. E estes não são pessoas comuns, tanto entre os companheiros, mas tem ideias-se como livre de preconceitos, mas no fundo são intolerantes. Uma defende que o nosso amor é uma loucura; outro afirma que a esposa de meu amigo faz o papel de "mártir", embora ela não ignora qualquer coisa que nos diz respeito, é dono dele e goza de sua liberdade. Um terceiro levanta o obstáculo econômico ridículo. Sou independente, como é meu amigo. Em toda a probabilidade, vou criar uma situação financeira pessoal que vai me livrar de quaisquer preocupações a esse respeito.

Além disso, a questão das crianças. O que as crianças têm a ver com os sentimentos de coração? Por que um homem que tem filhos não pode amar? É como dizer que um pai não pode trabalhar para a ideia, propaganda, etc Que prova acredito que aqueles pequenos seres será esquecido porque seu pai me ama? Se o pai esquecer seus filhos merecem meu desprezo e não haveria mais amor entre nós. 

Aqui em Buenos Aires, alguns camaradas têm amor livre como uma ideia verdadeiramente escassa. Eles imaginam que é só coabitar sem estar legalmente casados ​​e, enquanto isso, em suas casas continuam a ficar todos os absurdos e preconceitos são eles mesmos ignorantes. Na sociedade burguesa, também existe esse tipo de uniões que ignoram o registro civil e da cura. Será que é o amor livre?


Finalmente, criticar a nossa diferença de idade só porque eu tenho 16 e meu amigo 26 Alguns me acusam de perseguir uma operação comercial; outros qualificar-me inconsciente. Ah, esses pontífices do anarquismo! Envolver no amor o problema da idade! Como se isso não fosse o suficiente para que o cérebro dar razões para que uma pessoa seja responsável por seus atos! Além disso, é o meu problema e se a diferença de idade não me importa para mim, por que isso importa para os outros? O que eu amo é a juventude e o espírito, que é eterno.

Há também aqueles que nos tratam degenerar, descrições doentes e outros da mesma espécie. A todos eles eu digo a eles por quê? Porque vivemos a vida em seu verdadeiro sentido, porque nós prestamos homenagem ao amor livre? Por que apenas as aves que iluminam jardins e passeios nos amam, não importa os códigos morais ou falso? Porque somos fiéis aos nossos ideais? Eu desprezo todos aqueles que não conseguem entender o que é conhecer o amor. 

"O verdadeiro amor é puro. É um sol cujos raios ficar cego quem não pode subir as alturas. A vida deve ser vivida livremente. Renda-se à beleza, os prazeres do espírito, o amor, a adoração que merecem. 


"É isso, camarada. Gostaria de sua opinião sobre o meu caso. Eu sei bem o que eu faço e eu não preciso ser aprovado ou adiada. Só depois de ter lido muitos dos seus artigos e concordo com vários pontos de vista, eu teria prazer em ouvi-lo. "

América Scarfo tinha 16 anos quando escreveu esta carta, e do amor que se refere é ninguém menos que Severino di Giovanni. Sobre a relação entre eles, podem ser encontrados no Bayer, Osvaldo, Severino di Giovanni. O idealista de violência, Planeta, Buenos Aires, 1999 Não, a Bayer disse que antes da letra ", a tempestade tinha borrado a relação Severino e América. Ponto comentários, os obstáculos quase intransponíveis para continuar o relacionamento, faça a sua própria crise de situação familiar na América, que você culpa Severino e dizer-lhe que termina o relacionamento ... brawl Como é típico no amor, reunião de apagar tudo SLOS problemas de casamento e selo com mais força. Essa reunião vai carta da América de L'en dehors. Isso era uma espécie de registro que oficializou os sentimentos até agora realizada em privado. "Intitulado Uma experiência, a carta foi publicada em L'en dehors 20 de Janeiro de 1929, juntamente com a resposta de E. Armand: "Companion: minha opinião, pouco importa em termos do que eu transmito o que você faz. Você está de acordo em estreita colaboração com a sua concepção pessoal de vida anarquista ou você discorda? Se você concordar, ignorar os comentários e insultos dos outros e continuar em seu caminho. Ninguém tem o direito de julgar a sua maneira de levá-lo, juntar as mãos, se a esposa de seu amigo era hostil a essas relações. Toda mulher ligada a um anarquista (ou vice-versa) sabe que não deve impor-lhe ou sofrem de uma regra de qualquer tipo. "

Tradução: Vinícius Morgado, para ler o texto original clique aqui


0 comentários:

Postar um comentário