Já publiquei aqui um texto sobre as origens da escola
moderna e a obsolescência dos sistemas de educação vigente na maioria dos
países do mundo, bom no entanto eu demonstrei sua origem e crítica sua atual
organização porem não propus nenhuma solução de imediato e por isso resolvi
trazer este tema aqui para vocês.
Para quem ainda não leu o texto anterior “clique aqui”
Já pararam para refletir sobre como construímos nossas
escolas modernas muito semelhantes a nossas prisões e fábricas? Nós sempre
priorizamos o cumprimento de regras e o controle social, sempre conduzimos
nossos alunos e alunas, filhos e filhas a seguir as regras impostas respeitar e
obedecer as hierarquias e estudar, se transformar em números e estatísticas
para ultrapassar barreiras que outras pessoas e classes sociais nos impõem? Nós
treinamos nossos jovens para transforma-los em cidadãos obedientes, consumistas
e eficientes.
A escola não é sinônimo de educação a escola pode ser um
velho mapa da sabedoria mas a educação é o território aonde todo o aprendizado
acontece ( e isto pode acontecer em qualquer lugar) O que é uma boa educação?
conseguir que um maior numero de crianças alcancem um padrão de qualidade? que
acumulem conhecimentos e ferramentas que não lhes interessa para ultrapassar
barreiras que os outros o impõem? Não era o objetivo da educação alcançar um
boa qualidade de vida?
E por isso eu lhes digo deveríamos basear nossa educação nos
principais de libertação e autonomia de todos os seres, aqui vai os princípios da
pedagogia libertária.
Pedagogia Libertária
e as Matérias Escolares
As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são
exigidas. São um instrumento a mais, porque o que realmente é importante para a
pedagogia libertária é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo
grupo. O método de ensino, portanto, dá-se na vivência grupal, é na forma de
autogestão que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias de sua
própria aprendizagem, sem qualquer forma de poder. Trata-se de colocar nas mãos
do aluno tudo que for possível. Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não,
ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do
grupo.
Pedagogia Libertária
e o Papel do Professor e do Grupo
A pedagogia libertária considera desde o início a ineficácia
e a nocividade de todos os métodos à base de obrigações e ameaças. Nesse
sentido, o professor deve se por a serviço do aluno sem impor suas concepções e
ideias, sem fazer do aluno um "objeto", ele deve se misturar ao grupo
para uma reflexão em comum.
Toda essa liberdade de decisão tem um sentido bem claro. Se
um aluno resolve não participar, o faz porque não se sente integrado, mas o
grupo tem responsabilidade sobre esse fato e tem que colocar a questão em
discussão.
O critério de relevância do saber é seu possível uso
prático. Por isso mesmo não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da
aprendizagem, ao menos não em termos de conteúdo.
A imagem é autoral? Senão, você tem os créditos?
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